sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Para não dizer que não falei de amor

Hoje 18 de outubro manhã chuvosa , dia cinzento no litoral e eu aqui com meus pensamentos criticas e angustias , vendo a noticia que vem de minha cidade natal sobre o seqüestro que teve um desfecho trágico mas já esperado e profetizado pelo próprio agressor.
Como no Brasil e em todas as sociedades capitalistas aqui também se criam criminosos por descaso e indiferença aos problemas psicológicos que as pessoas desenvolvem , que são potencializados devido as pressões e frustrações da vida neste tipo de sistema , onde ou você e filha do dono do baú ou e mais uma menor possível criminosa que apenas foi um efeito colateral das truculências dos cães do sistema.
Sempre morei na periferia e a violência sempre esteve caminhando ao meu lado , na adolescência adorava os “botecos” onde se podia beber todos os dias e sempre tinha movimento pois eram baratos e como eram na vila não apresentavam perigo para nossa integridade.
Mas alguns dias os sossegos das cervejas geladas e das pingas com limão eram tirados pelos fardados que invadiam o morro esculachavam trabalhadores e saiam de La quase sempre levando apenas a tranqüilidade , e algumas vezes uma ajuda para poderem comprar arroz e feijão , pois todos precisamos comer!
Fui testemunha de muitas coisas na militância política conheci favelas espalhadas por todas as regiões como baloeiro então nem se fala , eram campos e bancadas encravados no fim do mundo , mas sempre fui bem recebido nunca fui esculachado por nenhum dos guardiões dos morros .
Não quero , não devo , e não e minha intenção fazer apologia ao crime , mas estou apenas falando as verdades que vivi , pois se fosse falar das verdades que sei ai sim faria apologia .
Mas o que vivi foram anos na adolescência como um garoto branco ( isso ajudou ) que andava de roupas rasgadas , e morava na periferia , e isto era senha para esculachos!
Imaginem tomar um enquadro da policia quando espera o ônibus para ir trabalhar , para ir para a escola , ira para a balada , ir para o puteiro pois e já tomei em todas estas situações e em todas fui esculachado!
Agora realizem você trabalhando e um policial te enquadrar e ainda te chamar de vagabundo , ou então você na porta de um colégio particular que você trabalha o dia todo para pagar e enquadrado e esculachado so porque não anda de roupas de marca e por os policiais te verem la sempre acham que você não e aluno mas sim traficante !
Pois e durante todo meu curso de química tomei tantos enquadros dos mesmos policiais que ate perdi a conta mas tudo bem isto ajudou pois as patricinhas adoram sair com vagabundos!
Então agora obliquamente agradeço ao Cabo Silva , ao Sargento Queiroz , e aos soldados Dias e Araujo que faziam as rondas no colégio Clovis pois devido aos seus enquadros consegui me passar por maloqueiro e sair com algumas meninas!
Mas estes são os menores certa vez fui enquadrado em pleno centro de Santo Andre por um policial que estava de farda para não pagar o ônibus mas estava em horário de folga e pasmem ele me enquadrou so porque duas meninas simpatizaram comigo ai o aprendiz de duro de matar quis se aparecer e me enquadrou na frente delas ! Passei vergonha ma fazer o que , ele e a lei , ou pelo menos pensa ser.
Tomei pancadas de um policial num posto de gasolina porque estava dentro da loja de conveniência comprando cerveja , pois a minha “ficante” estava abastecendo o carro e no momento disso houve uma batida no posto para pegar “playboys rachadores” mas nenhum deles apanhou , apenas eu e simplesmente por ter feito o que o policial falou !
Ele me perguntou o que você esta fazendo aqui já não falei para todo mundo ir embora!
Eu respondo mas eu vou e que antes estou pegando meu troco , ele me deu com o cassetete na perna que ficou com um roxo do tamanho da minha raiva dele , que me deixou mandando durante dias!
Mas nunca levei um tapa , de nenhum soldado do morro , talvez por eles serem foras da lei mas tem um mínimo de ética!
Bom falando do caso de Santo Andre e parando de falar de mim , acabo de ver o comandante da operação dizer na TV que colocaria o filho dele no lugar das meninas pois ele tomaria a mesma atitude!
Mas me fez lembrar da filha doa Abravanel que quando o seu seqüestrador apos fugir da prisão invadiu a casa do homem do baú , e la no fato aparecerem o secretario de segurança e ate o governador , e aqui em Santo Andre não pareceu ninguém so os esculacha dores de plantão porque será tinham mais casos , o secretario de segurança estava ocupado contando o dinheiro das propinas , ou será que a vida das moças em questão valem menos que a de uma Abravanel ??
Tem frases que infelizmente escutamos e depois achamos momentos que elas são pertinentes aos fatos que a justificam , por isso hoje eu concordo plenamente com a frase dos petas da baixada do Glicério!
“100 mil playboys não valem 1 favelado!!!”
Porque quando o classe media morre tem passeata pela paz na paulista , quando o rico morre o judeu ladrão de gravatas aparece na imprensa dizendo que e a favor de pena de morte , e quando o pobre do cdhu morre ???? Tem o que ?????
Feriado ??? Pois ate a morte de Zumbi e renegada e ate hoje o feriado de 20 de novembro ainda não e reconhecido como deveria ser !
Por isso não ligo muito quando o filho da classe media e arrastado pelo cinto de segurança , ou a filha do empresário que sonega impostos e seqüestrada pelo esquecido do meio do mato , o qual so entra na estatística de existência se empunhar uma arma e virar numero na cadeia!
Mas a imprensa adora estas festas , vi o reporter da Sonia Abrão entrar em discussão com o menino porque ele perguntou onde havia conseguido o numero dele ! E o cara que se formou em comunicação ainda discutiu com o outro , ate os repórteres globais ligaram para ele , como se fossem um big brother da periferia , mas esqueceram de avisá-los que aquela não era a casa dos artistas era a vida real.
Tão real que no seu desfecho foi capas de mudar o quadro político da cidade onde um certo médico ( sim médico pois ele tem diploma ) usou isso a seu favor para poder se eleger prefeito no segundo turno eleitoral , pois no primeiro ele teve apenas menos que a metade dos votos do 1 colocado , mas a morte da menina do CDHU , as atrapalhadas dos que se dizem elite da policia fizeram deste medico prefeito!
So vamos ver o que ele vai fazer na cidade , pois a proposta e boa , retirar todos os radares fazendo assim subir o numero de acidentes com morte e atropelamentos no farol vermelho , e não tendo mais multas , automaticamente não terão dinheiro para os projetos como andresinho cidadão que retira todas as crianças das ruas da cidade e as acolhem , e pelo que vi ele promete abaixar o valor do IPTU fazendo assim cair o valor imobiliário da cidade e tornando inviável novos projetos imobiliários.
Mas voltando ao tema desta crônica que comecei a escrever no dia 18 e so estou terminado hoje dia 27 de outubro e já com o desfecho trágico da morte de uma das reféns e uma seqüência de erros , e uma festa da imprensa que mostrou sangue morte e violência tudo ao vivo e de verdade.
Quero terminar dizendo que tudo e possível quando se fala de amor , e possível matar , e possível fazer sofrer , pois os amores vem acompanhados de angustias , de frustrações e muitas vezes potencializam problemas psicológicos já existentes na pessoa mas nunca manifestados .
Mas o pior dos amores e aquele que agride e explora conscientemente apenas pelo dinheiro , ou pelo mérito da fama , assim como no caso do ônibus no rio , este do CDHU em Santo Andre foi um festival de amores pelo mérito que causou as atrapalhadas da policia burra e truculenta , o amor pelas vendas que fizeram os meios de comunicação fazerem um circo de primeiras paginas e horários nobre que por amor ao dinheiro e ao lucro , apoiaram o desfecho com sangue , dor e morte.
Mas com certeza este caso não termina aqui e muito menos nesta crônica que e escrita apenas pelo amor de causar polemica , depreciar a mídia burguesa e tentar insuflar a discussão sobre onde e o limite da noticia e o sensacionalismo .
E quem sabe daqui a alguns anos algum produtor , ou diretor de cinema o qual por amor a quem sabe um Oscar não faz um filme sobre o caso , filme que como o do ônibus e feito com dinheiro publico , que e dividido em poucos 5 produtores , e que querem gastar como quiserem no filme que bem entenderem sem dividir com pequenos e iniciantes diretores , e se o governo tenta colocar regras sobre o incentivo publico a cultura ser usada para filmes culturais , estes 5 se rebelam dizendo que censura e autoritarismo.
Mas fazer o que eles dizem amar o cinema , mas para mim amam tanto quanto o jornal nacional amou a morte da menina do CDHU.

Nenhum comentário: