sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Oposto Sempre e Feliz

Há tempos eu já sabia disso de que entre irmãos o feliz que faz o que gosta e o que quer , e sempre o adotado ou então o renegado ou no mínimo a ovelha negra da família.
Mas foi em uma aventura profissional que conheci um coroa já de meia idade com cargo de diretor de uma das maiores empresas de franquias do pais , tive o prazer de conhecê-lo profissionalmente que era uma pessoa amarga , explosiva , porém organizada , metódica e aficionado pelo trabalho tendo a empresa como sua casa , e sua casa nada mais deixando de ser como um local que ele periodicamente dava expediente.
Também tive o privilegio de conhecer parte de sua vida pessoal onde era um homem machista , autoritário , um pai ausente , porém punitivo sendo então uma pessoa frustrada e infeliz dentro de seus dogmas e verdades absolutas que o impediam de ser feliz e tornar as pessoas ( mulher e filhos ) ao seu redor felizes.
Sua vida era apenas trabalho , não se dava o direito nem de ir a piscina do prédio onde morava ou de sair sem destino num final de semana , para terem idéia amigos de como era a vida deste cidadão as conversas com os filhos ( na época um com 26 e outro com 24 anos ) que moravam com ele aconteciam em almoços dominicais a cada 15 dias que eram marcados e confirmados através de e-mails e pela secretária da empresa que ligava para os filhos e para a mulher para confirmar e lembrá-los do almoço e divulgar o local e horário exato.
Numa autoridade militar e machista , os filhos trabalhavam , ganhavam bem , mas ele controlava todo o salário deles , e conseqüentemente suas vidas , vendo relatórios bancários checando ligações no celular , e impondo horários de saída e chegada de casa.
Durante esta convivência ele sempre falava de um irmão de criação que ele tinha e que o mesmo era um fardo da família , pois era largado e com certeza era a ovelha negra da família , e em nossos almoços de quase todos os dias úteis ele gastava o tempo falando o quanto odiava a forma de conduta de vida a que este irmão de criação tinha.
Depois de meses escutando isso finalmente tive o prazer de conhecer este que era apelidado muito vulgarmente de “Rapa Bosta” pelo jeito largado de andar arrastando os chinelos de couro que usa.
Então num almoço de uma quarta feira o conheci e descobri o motivo das brigas este era um cara moreno alto , e bem grande quase gordo que era casado com uma ruiva (acreditem verdade)de mais de 1,90 de altura tipo cavalona mesmo , e que se vestia como uma hippie e era doutora em letras e era integrante da cadeira de letras de uma renomada faculdade.
Já o tal vulgo “ Rola Bosta “ era também doutor em teologia e era vice reitor de uma faculdade também renomada , durante o almoço descobri coisas impressionantes enquanto eu assistia uma briga entre os dois irmãos sobre um casamento de um familiar que seria no final de semana , pois o frustrado repreendia o feliz par não ir novamente ao mais um casamento de bermuda , pois deveria ir de terno e de sapatos e não como os chinelos de couras que pareciam ser marca registrada do feliz.
A discussão foi se acalorando pois o feliz alem de teólogo era esquerdista e militante petista , partido o qual se filiou no ano de sua fundação , sendo ele um cara completamente descolado casado a 20 anos com a namorada do colégio , sem filhos tendo apenas três paixões alem da mulher que eram o PT , O Corinthians e os dois fuscas sendo um daqueles com vidro bipartido de colecionador que fica na garagem , e outro todo equipado que ele vai a eventos e passeios de finais de semana.
Para andar no dia a dia uma BMW , e no passaporte carimbos de mais de 15 países que já conheceu , se tornando então o sonho de consumo do frustrado que é direitista quase fascista , mora num apartamento financiado , o carro o qual ele anda e da empresa e vem com o pacote de diretor , e as ultimas férias dele foram na Praia Grande numa kitinet emprestada para passar a lua de mel mas isso foi a meros 27 anos atrás.
Tomando consciência disso descobri o motivo de sua frustração e de sua raiva diária e mau humor constante , pois enquanto o outro era relaxado e todo largado , conseguiu realizar os sonhos e esbanjar dinheiro como por exemplo ter um fusca que valia mais de 20 mil dólares parado na garagem apenas para dizer que tem.
O frustrado apensar de dar a vida a um conglomerado de empresas no ramo farmacêutica tinha apenas um apartamento na lapa que quando quitado ira valer uns 200.000 mil reais , enquanto o feliz morava numa casa com piscina , sauna e hidromassagem sem contar o campo de futebol e o mini pomar e o ar puro de Cotia , que de BMW fica distante apenas 1 hora de São Paulo.
Vendo os pros e os contras e os motivos das frustrações de um filho legitimo , machista e direitista concluo que felizes são os bastardos e as ovelhas negras.
Ou pelo menos neste caso pois nem sempre os bastardos e os adotados tem este fim , pois por causa destes reacionários de direita adotar e quase um crime , acredito que pensam assim pelo risco de um filho adotado poder se tornar mais bem sucedido do que um legitimo.
Mas concluo que feliz mesmo são os renegados e as ovelhas negras , que fazem o que gostam e não tem medo de irem atrás dos seus sonhos.
E quanto a estes dois que so tem em comum o amor por futebol , eles vivem bem com o frustrado odiando e brigando com o feliz , e o feliz tendo amor pelo irmão e ao mesmo tempo parecendo caçoar dele quando fala que já esta com as passagens reservadas para a copa da Alemanha , e comprou ingressos para todas as finais e para a estréia do Brasil na copa contando com a festa de abertura , e que ainda levara uma bandeira do irmão para abrir na arquibancada.
E parece que ele diz isso apenas porque o Frustrado e palmeirense e o Maximo que consegue ver e um jogo de domingo pela televisão isso quando ele mesmo não marca seus almoços de conversas com os filhos.

Nenhum comentário: