sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Boca Caiu

Lamento que apenas quem e do meio do balão irá compreender esta crônica mas de toda forma creio que a mensagem geral será passada a todos.
Há alguns anos atrás conheci alguns garotos que tinham uma turma de balão perto de minha casa onde morava em Santo Andre , afinidades a parte , depois de algumas visitas a meu barracão eu liberei o espaço para montagem da fogueteira de um modelado de 12 fogueteiro noturno , e conseqüentemente meu local de solturas que era uma quadra de esportes na mesma rua.
Bom este balão trabalhei nele como se fosse meu , fiz a bucha dele , montei os fogos e organizei a soltura , apesar de pequeno deu um puta show , pena não ter filmagem para podermos ver o visual.
Mas antes dele eles haviam tentado soltar um 8 folhas com fogos diurno , balão bonito todo decorado so que fizeram besteira na bucha e tiveram que cortar parte da carga ai o mesmo saiu abrindo baixo os fogos , mas o que me marcou foi um pessoal xingando eles , e chegaram ate a jogar pedras no balão.
Passado um tempo estes mesmo meninos estavam com um modelado de 12 metros painel carregado de lanternas , balão também bonito todo desenhado com detalhes em gliter e tudo mais , me ofereci para ajudar fazendo a bucha dele , e organizando a soltura para que tudo desse certo e com isso eles absorvessem conhecimento de como fazer certo.
Compraram a parafina eu dei o algodão e fiz as buchas do balão , depois arrumei o local para a marcação da rede do painel , e no dia da soltura , com tudo em cima da hora e eles desesperados para soltar o balão , arrumei os cavaletes emprestado com outros amigos , levei mais alguns amigos para o campo para podermos montar tudo e soltar o balão , ate minha mulher ajudou coordenando a colocação das velas nas lanternas.
Bom a soltura foi na madrugada e foi perfeita , lógico que como não poderia faltar tive que mandar todo mundo no campo ficar quieto para poder coordenar a soltura corretamente , com isso fazendo aumentar mais ainda a raiva que muitos tem sobre minha pessoa.
Resumindo o balão deu show , e ai começava uma grande amizade , pois no domingo a noite recebi a visita deles para agradecer a ajuda , e ainda exaltar a alegria dos mesmos com a perfeição da soltura do balão.(mau sabiam eles que este seria o ultimo balão e talvez o único que realmente deu certo)
Depois disso passei a participar ativamente das confecções dos balões , dos mesmos e a orientar sobre os macetes e detalhes desta arte,
Lembro-me do lindo pião de 18 , que eu já havia avisado sobre tomar cuidado com o tipo de papel ao qual foi cortado , mas mesmo assim forraram o balão todo , fizeram uma bandeira que era um espetáculo , e eu fiz a bucha 9 rolos de parafina pura e algodão para o balão sumir e dar show.
Mas na soltura começaram a atrapalhadas e problemas , no dia já no campo descobri que o balão não tinha 18 metros me fazendo ficar preocupado com a bucha que era projetada então para algo irreal , depois rolou discussão sobre a posição Ada antena no chão e eu para garantir que o balão saísse perfeito (pois já havia então problemas de tamanho real)comprei a briga discuti com os outros donos do balão ao lado do pião e aumentei mais ainda o ódio sobre minha pessoa.
A soltura foi boa na medida do possível , o balão saiu arrastando devido ao pouco tamanho do mesmo mas subiu isso com fogo apenas nos 3 rolos de cima da bucha , porém quando o mesmo começou a pegar altura indicando que ai sim iria desaparecer ele estourou no teto descendo no centro de Santo Andre, e confirmando a ma qualidade do papel.
Depois deste veio um modelado de 14 metros desenhado , também balão muito bonito com desenhos surreais e um belo painel de um mago que com as lanterninhas todas em papel manteiga prometia dar um grande espetáculo.
Mas não foi assim que se desfechou , contribui com dinheiro apenas para este balão e com algum material que eu dispunha mas a contribuição maior seria no dia da soltura.
O balão tinha uma boca pequena o que impossibilitava a colocação de uma bucha ideal para levar o peso o qual estava muito carregado , para completar o balão foi levado para soltar em um local que venta constantemente , e desconhecido de todos nos , pois foram levados para la na confiança de amigos , que disseram que o local era ótimo.
Bom problemas para chegar no campo , e novamente , cavaletes emprestados de amigos meus , eu no campo tentando organizar as montagens , e muitos “amigos” deles fingindo que ajudavam ou sentados olhando , e depois de muita discussão conseguimos terminar a montagem e lanternagem do painel, balão cheio , confusão na montagem do bojo erros primários ,e eu dentro do balão com o maçarico e so depois de 2 horas e que conseguiram finalmente subir o bojo e começar a acender o painel.
Quando acenderam a bucha foi lamentável o balão ficou cera de 10 minutos apenas escorrendo parafina e o amigo “Teta” tomou um banho de parafina , e quando o balão começou a sair tinha dois problemas o pouco pessoal que estava ajudando e o vento ,
Depois de apenas alguns gritos o balão queimou , e novamente provando que deveríamos ter cancelado a soltura , mas ninguém me ouve pois sabe como e deus vai ajudar e vai dar certo.
Depois disso me mudei para a baixada , e eles começaram o pião de 24 onde ativamente participei paguei o projeto da bandeira , as folhas fluorescentes do balão , todas as folhas da bandeira , mais material para confecção e fechei toda a bandeira em minha bancada aqui na praia ,
Mas antes já havia alertado sobre o modelo , a pequena boca do mesmo , e sobre o tamanho da bandeira , porem foi tudo em vão , fizeram uma boca e churrasqueira que impossibilitava a colocação de uma bucha adequada mas utilizei de meu pouco conhecimento para a confecção de uma bucha que pelo menos levasse o balão para longe do local de soltura.
A bucha era feita de parafina pura nas de cima , e nas debaixo eram 4 rolos com cera micra , devendo então colocar a bandeira no alto e manter ele pelo menos uma hora no alto.
O balão prometia ser um dos piões mais bonitos a serem soltos em São Paulo , mas já prometia também grandes atrapalhadas , confusões sobre decisões simples como local de soltura , rejeições contra locais óbvios e disponíveis mesmo porque todos os baloeiros adorariam terem um local a poucos kilometros do mar poderem soltar uma balão destes as 11 da manha e depois ainda ir a beira mar tomar uma gelada e ver ele sumindo mar adentro , bom todos adorariam menos o líder da Ilusão.
Confusões para montar a antena , privilegiando sempre a beleza e esquecendo a funcionabilidade , confusões e mais confusões.
Na data da soltura segundo os lideres tinham um campo espetacular na região de Igarata e de graça , mas no momento de levar o balão para o sitio , para economizar colocaram o balão ,e todo material dentro de uma caçamba de lixo e rumaram para o sitio , porém no caminho perderam metade da antena que simplesmente saiu voando da caçamba sem que ninguém tivesse visto.
Ai começaram as coisas erradas do dia da soltura, arrumei vários amigos para remontar a antena e inclusive tinha um pessoal que teria ate material , e um outro com uma ranger para levar os pedaços remontados para o campo , mas ao chegar no local de montagem me deparei com a cena do pessoal decorando as varinhas de flecha e ai se tornava demais para mim , depois de algumas brincadeiras e discussões , eu alertei sobre a antena não estar firme , mas ninguém me deu ouvidos.
Na noite marcada para ir par ao campo as confusões se acentuaram , o integrante da turma que iria guiar ate o local estava bêbado eram para ter apenas poucos carros e tinham mais de 50 carros e motos , e o circo estava armado, depois de muitas brigas e esquecimentos e sermos deixado para traz na estrada , cheguei ao campo com a bucha do balão , mas não antes de levar intimadas de pessoas que não conheço , e nunca vou conhecer e que apesar de não terem sido convidadas para a soltura brigavam comigo por não saber onde era o sitio.
Bom cheguei , e me deparei com um campo minúsculo o qual tinha uma rede de fios sobre o mesmo , que impossibilitava o balão de sair dali, e a antena montada debaixo de uma arvore so não sei se era para não tomar sol ou o que , quando questionei me disseram que os balões saiam para o lado contrario do morro e dos fios , porém quando os manos da Saúde soltaram um balão , naquela manhã o balão bateu nos fios e depois no morro.
Bom discuti mandei uns irem se foder , me desculpei com outros , e fui embora de conversível para minha casa na praia.
Depois disso varias discussões por e-mail , sobre a devolução do meu dinheiro gasto no balão , ameaças de minha parte mas depois que o ódio passou veio a razão e mandei que então fossem para o campo e me provassem que conseguiam colocar o balão no céu.
Fizeram outra bucha substituindo a minha que custou a bagatela de 300,00 por uma que custou a fortuna de 50,00 , e foram para o campo.
Um amigo e parceiro de balões me avisou da soltura mas não fui , e logo após a subida este mesmo amigo me ligou dizendo que o balão havia dobrado a antena , roletado a boca já nos cabrestos , e depois no alto caído a boca e que provavelmente pela fumaça saindo do teto ele deveria ter aberto também , devido ao modelo que tinha um defeito proposital no bico feito pelo artista que o líder da ilusão acredita ser o melhor corte de balão de São Paulo , e o qual eu já havia dito que os moldes eram ruins.
Dizer quem e culpado e complicado pois ninguém tem culpa de ser burro , de gostar de fazer medias com amigos que sempre se aproveitam das situações.
Falar que so porque eu disse que isso iria acontecer eu estava torcendo contra e um perjúrio , pois não torço contra apenas observo junto os fatos e aplico a lógica para saber o resultado final.
Mas as pessoas ignoram preferem achar que deus mudara os seus erros , mas a verdade e que todos que pedem a deus para as solturas darem certo sempre fazem besteira e os meus vão subindo lindos perfeitos , e contando com a minha própria concepção , pois deus seria a ultima pessoa que eu desejaria em qualquer evento meu.
Escutei do líder da Ilusão que eu teria e mudado para longe para me isolar de todos , pois se 200 amigos dizem que eu estou errado e so eu digo estar certo e porque o problema não e deles mas sim meu.
E agora respondo que realmente me isolei de todos , pois na vida tenho medo apenas de uma coisa de que burrice seja contagioso , então fico longe para não me arriscar , quanto a eu estar certo os fatos dizem que sim , pois eu disse que aconteceria o que aconteceu , mas para entender isso e preciso ter mais cultura do que um diploma , e preciso conhecer história cultuar Gregório de Matos ter na cabeceira da cama A Arte da Guerra , mas isso e para poucos mortais inteligentes no mundo.
Bom acabo esta crônica deixando apenas a lista de balões que solte no período que conheci estes que foram durante muito tempo espetaculares amigos , mas hoje sinto a amizade estar tão presente quando a capacidade que eles tem de fazer solturas perfeitas.
Lista de balões de 2002 até 2008
Modelado de 15 fogueteiro noturno , 6 folhas bandeira , modelado de 16 bandeira, 2 piões de 18 bandeira , pião de 16 bandeira , pião de 20 bandeira , 2 truffs de 11 fogueteiros , 4 modelados de 10 fogueteiros , 2 modelados de 10 bandeira , 2 piões de 10 bandeira , 32 balões de 4 metros variados , barrica de 12 fogueteira , pião de 10 fogueteiro , 25 balões de 6 metros variados , 6 folhas fogueteiro , lapidado de 12 fogueteiro , 7 folhas fogueteiro , 5 balões de 8 metros variados sendo 3 com fogos e 2 bandeira , careca de 10 bandeira , 7 folhas bandeira , truff de 18 fogueteiro , sem contar que todo carnaval faço minha revoada com os latões e balões pequenos , nas festas juninas , e nos dias de meu aniversário inclusive quando a Ilusão compareceu soltei nada mais nada menos que 250 balõezinhos entre caixas almofadas , mexiriquinhas e latões .
Estando prontos na bancada para subir durante o carnaval lapidado de 16 fogueteiro , truff de 14 fogueteira e bandeira , pião de 16 bandeira , pião de 12 fogueteiro , modelado de 9 bandeira , Bagdá de 15 bandeira ,
Estando em final de confecção careca de 36 fogueteira e bandeira , modelado de 18 fogueteiro , e iniciando a confecção para subir em abril pião de 20 bandeira , e para sair ate o meio do ano truff de 17 desenhado bandeira ,
Sem contar o pião de 28 metros que devido a um acidente num dia de chuva o mesmo molhou e tive que jogá-lo fora . Mas logo mais farei outro com a mesma decoração .
Fico por aqui e ainda ressaltando que o truff de 27 metros que subiria como barracão e ilusão com a bandeira do pai e a mãe do Eduardo subira ano que vem mas na modalidade fogueiro e depois que soltarmos o mesmo iremos todos nos para a praia tomar cerveja , e comemorar todas as solturas que dão certo , porque comigo no comando a boca nunca caiu e se estou errado , então me respondam os diplomados os meus dão certo porque ?????

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Márcio.

Legal a crônica, creio que quando eles pediram a ajuda de alguém experiente, no caso vc, eles deveriam ouvi-lo, sem questionar...pois, se eles soubessem o que estavam fazendo ou iriam fazer não teriam pedido a sua ajuda.

Abraço