quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Parasita social ou amigo fiel

Estava eu caminhando num sábado pelo centro quando me deparei em pleno viaduto Santa Efigenia com um daqueles carroceiros que catam papelão na rua ; Bom este passaria por mim (como passou por todos) desapercebido se não fosse um ou na verdade alguns detalhes a sua volta que o destacavam aos meus olhos , mas antes de falar sobre isso vamos enrolar um pouco e fazer o que gosto discutir sobre assuntos polêmicos.
Para isso voltemos alguns milhares de anos no tempo quando os homens das cavernas ainda matavam sua própria comida tinha formas bárbaras de vida (apesar de que algumas persistem até hoje).
Mas já viviam em sociedade e em família já desde a pré história que os desenhos nas cavernas provam que existiam uma coletividade de troca entre a sociedade humana e a animal que também persiste até hoje apenas não entendemos nem compreendemos mas existe.
Desde a pré historia temos ao nosso lado um amigo fiel que pode ser confundido com um parasita social ou será um amigo fiel , bem dissertemos sobre isso então.
Vejam só se for um parasita social , ele esteve ao nosso lado quando atávamos mamutes , depois quando começamos a viajar atrás de novas terras , nos ajudaram a cultivar a terra , cuidar de animais para abate , depois em guerras lutaram ao nosso lado e contra nos , mas em troca do que ? De comer nossas sobras ? Ou seria para nos os protegermos dos seus predadores ou para nos dominar e nos sugarem durante os milênios.
Será que eles nos adestraram ?
Se forem amigos fieis realmente fazem valer pelos atos que descrevi acima e mesmo na guerra , na fome e na fartura nunca nos abandonaram sempre estiveram ao nosso lado e até hoje são nossos melhores e muitas vezes únicos amigos , nos dão carinho , alegria , e ainda permitem que nos os adestremos para e precisar morrerem por nos.
Bom quase ia me esquecendo me empolguei mas tenho que voltar ao carroceiro da Santa Efigenia.
Estava eu La quando avistei , em minha direção uma carroça sendo puxada por um negro (descendente daqueles que foram trazidos da África como escravos , porque a Igreja disse que negro não tinha alma e por isso eram selvagens como os parasitas que ratamos no texto por isso poderiam ser escravizados) mas mesmo assim na carroça tinha um escrito “Deus e fiel” ( pelo menos era corinthiano) e 4 cachorros andando juntos com ele presos por correntes e sobre a carroça mais 3 em pé AM cima dos papelões como se estivessem num tour pareciam fazer festa brincavam entre si como se fossem uma família unida alegre e passeando num sábado de sol.
O negro este andava sorridente (tinha apenas poucos dentes mas e só detalhe) como se puxasse n carroça um misto de casa , ganha pão , família em resumo tudo que ele tinha mas todos pareciam e demonstravam felicidades.
Neste momento me senti feliz olhei vi que a vida a luta valiam a pena pois a hipocrisia ainda não tinha dominado o mundo , e quem tinha dominado o mundo eram os cães pois eram nossos amigos de milênios já , e mesmo quando a única coisa de valor que temos são eles mesmos não nos abandonam e brindam a felicidade apenas de ter um ao outro.
Neste momento senti saudades de uma cachorra que minha mãe tinha e que morreu de depressão quando mudei , (pode isso morreu de saudades)ela quando La eu morava , me acordava quando via balão no céu , me recebia todo dia como se não me visse anos e neste momento de nostalgia e saudades , olhei para os cães do negro carroceiro e percebi uma coisa e disse a mim mesmo estou ficando louco.
Olhei novamente e juro a todos sou louco mesmo me internem mas eu estava vendo os cães sorrirem.
Sim acreditem meros mortais cristões cachorros dão risada quando felizes e estes riam brincavam não tendo nada , apenas um ao outro como bem maior .
Então já que sou louco e vejo animal rindo vou finalizar para poder me internar!
Reflitam amigos que me odeiam o que nos faz feliz ou o que fariam vocês felizes?
Carros novos ? Casas estilo mansões ? Bens matérias ? E so disso que precisamos para ser feliz , temos sempre que colocar metas quando tiver isso serei feliz , quando terminar de pagar isso estarei feliz ?
Se vocês são assim problema de vocês talvez seja por isso que são tão infelizes.Pois para mim basta alguns básicos , pouco dinheiro para poder pagar parte das contas as outras deixa ir para o SPC mesmo e que se dane os bancos , uma cervejinha gelada na beira da praia que o amigo Wagner faz a preço camarada , a brisa do mar , uma conversa com bons amigos , uma boa trepada de algumas horas todas as noites com a mesma mulher que amo a anos já ,saber escrever (muito mau por sinal) para poder criar textos para vocês ficarem nervosos, e meus cachorros que todos os dias me saúdam como se fosse o ultimo e o primeiro de nossas vidas juntos.
Há sou louco mesmo ia esquecendo de concluir e efeito da cerveja , mas concluindo pelo que entendi o único parasita social que vejo que e citado no texto e Deus , que apesar de ser fiel nunca foi amigo de ninguém.

Nenhum comentário: