quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FALSO (FAKE)

Muito hoje se debate sobre os “fakes” ou falsos em nosso português, mas todos se esquecem de lembrar de que isso faz parte do estrelato comercial desde o inicio.
Vamos relembrar algo que estarreceu a mídia, no final dos anos 80 surgiu um grupo denominado “MILLI VANILLI”, que incrivelmente colocaram as musicas nas paradas de sucesso em todo mundo, chegando em 1990, a ganhar um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990. Entretanto, o sucesso deles virou infâmia, quando o prêmio foi revogado depois da revelação de que os supostos cantores não cantavam no disco.
Ou seja, amigos eles dublavam as musicas do disco, eram Fakes, criados pela industria fonográfica para simplesmente ganhar dinheiro, ai ficando a pergunta porque então não lançaram o verdadeiro cantor? Eu já respondo então se um cara não tem talento porque ele faz sucesso? Simplesmente porque ele tem os meios e a mídia o caminho.
Lembro desta época quando eu já em contato com o movimento PUNK, vi numa revista de musica e foi ate matéria do fantástico não apenas este caso, mas também a frase que um dos integrantes disse em uma entrevista que dizia assim:
“Musicalmente, somos mais talentosos do que qualquer Bob Dylan ou Paul McCartney. Mick Jagger não consegue produzir um som. Eu sou o novo Elvis. Mick Jagger não chega aos meus joelhos, quando se trata de carisma no palco!”
E concordo eles são e tem mesmo, pois sem cantar apenas dublando as musicas conseguiram sucesso dinheiro e premiações, tudo isto no primeiro disco, façanha que nem o filho de Dylan conseguiu e olha que ele e filho do cara.
E no Brasil estas façanhas também acontecem, logicamente que por sátira temos bandas como “Massacration” que satirizam serem uma grande banda de metal, sendo fakes de seus ídolos, mas pelo menos não negam isso, mas fazem sucesso e vendem discos ate saíram em turnê tempos atrás.
Mas tudo isso acontece porque o publico gosta de ver famosos, mesmo aqueles fabricados pela mídia, Jesus luz e um estupendo DJ, jovens deliram com ele nas pistas, mas será que ele e bom mesmo ou e só por ter em tese namorado a madona, ou sei lá o que, que ele teve com ela.
Vemos ex BBB virando atrizes, repórteres, mas isso tudo e simples, pois e o que a grande maioria quer ver, ninguém quer ver um repórter desconhecido, ou um ator novo mesmo que seja talentoso, querem ver o ex-15 minutos, virar um grande sei lá o que, pois por outro lado ele pode não ter talento, mas tem sucesso.
A população se espelha neles, pois falam que soube aproveitar a oportunidade, e representam nada mais que à vontade de todos de ter sucesso fama, e dinheiro, mesmo que seja fazendo o que nem sabe fazer.
Lembra do Punk que citei, então e o estilo do faça você mesmo, seja Ramones ou então Inocentes ninguém sabia tocar, era só bater na guitarra e na bateria e gritar no microfone estava feito uma musica, igual aos fekes de hoje, e só pegar o microfone e ler as perguntas, esta feito um repórter, ou então repetir o texto que o ponto eletrônico fala no ouvido que esta criada uma atriz.
E se nem talento para isso você tiver, ai e mais fácil ainda e só pagar cirurgia plástica que esta decidida a mais nova capa da Playboy.
Mas tudo isso para satisfazer um desejo do publico, que reverenciam os fakes ultra-rapidos e deixam de lado os grandes artistas.
Pois o Brasil tem o péssimo habito de esquecer e não reverenciar seus artistas, agora morreram Vando que teve algumas notas nos jornais e algumas homenagens na mídia, porem dias depois morreu a Whitney, ai vão me dizer os dois são grandes talentos sim, mas pelo menos o Vando nunca deu declaração em entrevista dizendo que não fumava crack , pois ele tinha dinheiro, ou seja, já dando a entender que ela era uma viciada mas sim uma viciada “Fake” e não como nossos maninhos da boca do lixo, mas garanto que lá na boca do lixo acho pelo menos duas vozes melhores que a dela.
Ou seja, o publico brasileiro tende a gostar do que esculacha ele, do que literalmente o explora, vários artista nunca vinham ao Brasil, hoje com a expansão econômica, e a crise na Europa e quase depressão nos EUA , estão aqui praticamente o ano todo, alguns em turnês caça níqueis, outros assumidamente exploratórios, pois podem dizer o que for, no Rockin Rio os brasileiros e os palcos alternativos fizeram mais sucesso, e a tão mundialmente famosa Shakira quis mesmo foi cantar com a Ivete, então me digam quem é o fake e quem tem realmente talento?
Brasileiros raramente fazem dublagem nos shows, enquanto os internacionais e quase regra isso, e mesmo assim os aplaudimos.
Então chego à conclusão e que o grande publico na verdade gosta do falso, gosta de ser iludido, e não importa se canta ou não, se e dj , ou e ator, o que importa e que estou na balada, no show, ou numa festa de um famoso, seja lá como for e porque e ele e famoso e isso e que importa.
Enquanto isso não muda, continuo em festas desconhecidas, em programas alternativos, em shows gratuitos, prestigiando quem realmente tem talento e nosso verdadeiros artistas.
E o restante posso apenas lhes deixar alem de lamentos uma trilha sonora que com certeza irão adorar ouvir, e nem sequer vão saber porque citei esta musica, mas de toda forma fiquem todos ao som de “Girl I'm Gonna Miss You”.
Pois se verem a letra ela e profética, mas quem liga para isso não e mesmo, esta e só a opinião de um escritor ilustre desconhecido, parente de ninguém e amigo de nem eu sei quem.

Nenhum comentário: