terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CORONELISMO CARNAVALESCO

Um dia ainda escrevo um livro sobre o coronelismo caiçara, instaurado em cidades do litoral paulista, como a cidade de Mongaguá que tanto amo e escolhi há anos para viver.
Mas enquanto não tenho tempo para uma obra mais longa fico com as curtas e diretas crônicas, crônicas de um marginal caiçara, que não se rende aos desmandos dos velhos coronéis, e muito menos se deixa seduzir pelos golpes dos novos pretendentes.
Anos atrás escrevi a crônica 50 onde relatava fatos políticos de minha cidade, hoje escrevo esta relatando mais fatos políticos, e mostrando que não só políticos são corruptos, e não apenas políticos são provas de ma administração.
Neste carnaval, na cidade de Mongaguá, que no passado já teve títulos como princesinha das praias, e também de ter o melhor carnaval da baixada santista com escolas de samba de primeira linhagem, hoje no ano de 2012 se fez valer a profecia, de que tudo acabara neste ano, novamente, talvez para um dia renascer, mas a pergunta é renascer quando?
Dos últimos anos o carnaval tem se aprimorado novamente, as escolas de samba se profissionalizando, e tomando novamente o esplendor, voltando a fazer carnavais memoráveis,
Mas este ano todas as escolas estupidamente carnavalescas de enredos comprados, e presidentes proprietários, resolveram, fazer o que rotulo como chantagem “carnalelista”, ameaçaram não fazer desfiles se a prefeitura não libera-se verbas para as escolas, e com as verbas liberadas (segundo eles), na ultima hora, fizeram desfiles farrapados, e improvisados, literalmente acabando com um trabalho de reestruturação de anos do carnaval mongaguaense.
Não gosto do atual prefeito, não gosto do anterior, e muito menos dos atuais candidatos a sucessão não temos nenhum realmente preocupado, ou compromissado com a cidade e seus municipes temos apenas personas se promovendo em próprio privilegio.
Mas quanto às escolas pergunto eu dentro de toda minha marginalidade, e incultura burguesa e eletiva que tenho.
Onde foi os dinheiros arrecadados com os bailes funks, forros nas quadras que se fizeram durante todo ano de 2011 ? Nos outros anos sempre as escolas saiam e depois recebiam uma verba e um premio para as ganhadoras e porque este ano esta sendo diferente? Será porque e ano de eleição? Será que e porque todos os proprietários presidentes das escolas são candidatos a vereadores e todos de oposição? Será que eu estou vendo coisas demais? Será que por eu ser marginal tenho validade nos levantes?
Sei lá amigos, vejo uma vergonha este carnaval, para mim que sou um administrador e empreendedor, vejo um atestado de inutilidade assinado por eles,
Pois todos sabem que eles destruíram o carnaval da cidade, acabando com os trabalhos que eles mesmos brigaram e trabalharam para criar apenas para poder protestar contra o prefeito que eles mesmos intitulam de “reizinho”.
Mas se tivessem cultura marginalizada como eu eles saberiam que assim como na obra de Maquiavel, derrotar o rei para tomar-lhe o poder destruindo o reino, e condena-se a assumir um reino a se reconstruir, todo destruído.
Mas se tivessem esta cultura teriam a capacidade de ser escola de samba, formarem carnavalescos, compositores e não precisariam comprar tudo pronto como fazem hoje.
Mas hoje na terça feira de carnaval se mostra o pior dos mundos, depois de um fiasco desfile das escolas, na TV Tribuna Global mostra a noticia já esperada, todos os jurados foram para a delegacia, às escolas desfilaram sem ser julgadas.
Motivo, as pastas com o formulários das notas estavam preenchidas, comentadas, com notas e justificativas das mesmas antes mesmo das escolas desfilarem,
Ou seja assim como acontece na câmara municipal onde os 9 vereadores discursam, falam colocam vídeos no youtube e depois votam em plenária de acordo com o quanto ganharam pelo voto e não de acordo com o discurso feito.
Foi feito no carnaval, todos fizeram um discurso, sobre idoneidade, caráter, e depois juntos se venderam se compraram, ficando mais uma pergunta quer dizer que dinheiro para fazer o carnaval alegorias, fantasias e tudo mais não tinha, mas dinheiro para comprar jurados e a liga das escolas de samba tinha????????????? Há entendi, este segundo item sai do caixa de campanha , pois a mesma no coronelismo caiçara esta sempre baseada não em falar bem de si mas desmoralizar o outro.
Quanto às verbas para as escolas e carnaval, acho injusto as mesmas receberem , pois durante o ano não mantém nenhum projeto social, não tem escola de nada para as crianças nem rodas se samba temos nas quadras o que temos e funk pornografia bebidas e drogas, e isso como dinheiro de meus impostos ??????????
Não amigos prefiro que não tenhamos desfile de carnaval e a verba das escolas venham para asfaltar a rua de minha casa, caso interessante pois depois de asfaltada eu receberei o carne para pagar o asfalto ai pergunto porque não asfaltam então???????????
Será que me falta o que aqueles 50,00 citados na crônica 50 de 4 anos atrás para comprar o secretario de obras?
Quanto cada jurado do carnaval recebeu para fazer a corrupção mostrada na TV? 50,00 ou 50 mil ?
Qual e a verba destinada às escolas de samba? Eles fazem prestação de contas oficiais? As mesmas tem eleição direta para escolha dos presidentes?
Bom amigos, coronelismo e isso, há os que mandam e são donos e há os imbecis que são mandados e alienados.
Mas este ano provaram apenas que se não tem capacidade nem de manter um padrão de uma entidade, se acham na capacidade de serem peças articuladoras das gerencias publicas, sendo vereadores.
Enquanto isso tudo não muda, por falta de cultura e de vontade de se fazer mudar, ficaremos vendo neste outubro próximo novamente se repetir os fatos da crônica 50, quem sabe neste ano o valor aumente e os votos sejam comprados por 100,00 , pois notas novas já temos em circulação, o que não circula e a informação.
Faltante, constante, e inoperante diante da festa do carnaval, com direito a rei, rainha, plebe, policia, e como em todo bom reino corrupção, vergonha e ingerência.
Fazendo valer que realmente o povo quer apenas pão e festa, e que toda revolução ocorrida na historia de nosso pais só serviu infelizmente mudar para continuar exatamente igual ao que era antes.
Ou seja, o povo sempre usado para manter o “status quo” de mais de 500 anos de coronelismo e carnaval.

Nenhum comentário: