quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O amor a atitude e o capital

Tenho saudades eternas do que nunca vivi , saudades dos anos 60 e 70 onde aconteceram eventos que nunca deveriam ter existido mas estaria disposto a viver os anos de chumbo num pau de arara do Dops apenas para não ser mais chamado de idiota por lutar por um ideal .
Quando vejo ao redor a ridicularizarão de quem tem um ideal ou segue uma doutrina que não seja a do capital , não aquele ideal que prega O Capital de Marx mas sim aquele capital que consiste em capitalizar bens a todo custo passar por cima de tudo e de todos apenas para ganhar mais e hoje o Maximo possível sem se importar com o amanha apenas com a conta no banco e a lista de posses sendo aumentadas inicialmente cada hora mas no fim do dia quem sabe a cada milésimo de segundo
Tenho saudades do romantismo , de se realizar na vida apenas por defender um ideal coletivo , por gostar de uma banda de um estilo musical ou ser nostálgico com um lançamento no cinema , fico triste por não ter mais filas do lado de fora dos cinemas de rua e não ver mais aqueles movimentos de multidões que saiam a cada sessão,
Felizmente senti algumas vezes estas emoções e listarei abaixo para que todos possam sentir e quem sabe entender o que estou querendo sentimental nestas linhas,
Fui assistir quando jovem dois filmes que me marcaram um foi meu pai que me levou foi para ver trapalhões no cine Carlos Gomes era matine mas a fila dobrava a esquina e pelo que lembro tinha uma seção atrás da outra com crianças acompanhadas dos pais ficando horas na fila esperando sua vez.
Anos depois já maior fui com vizinhos do bairro ver Colors as cores da violência no cine Tangara era uma loucura era um filme que mostrava a realidade das ruas do subúrbio americano mas tinha muito haver com a cena que se formava em São Paulo e ABC , e desta vez pasmem mas e verdade tinha umas 3 vezez a lotação máxima do cinema quando tocavam as musicas o publico em coro cantava junto tinha cara que já estava no mesmo dia assistindo pela 3 vez o filme e conseguimos assistir depois de apenas 4 horas de espera isso porque chegamos na fila as 10 da manha,
Quanto as shows pude ver vários mas nada comparado com os da década de 70 os quais não pude ver pois so nasci no meio dela , mas me lembro de alguns memoráveis como Ramones , Legião Urbana , Ira , Golpe de Estado , Barão Vermelho , Lobão porem o que mais me marcou foi o do Raimundos pois assisti a eles no M2000 Summer festival na praia do Gonzaga onde o publico apesar de não conhecer assim como eu adoraram e agitaram do começo ao fim , e depois anos mais tarde os vi novamente na inauguração da pista de skate de santo Andre onde foi um dos melhores shows que já vi,
Participei das manifestações do professores na Paulista em 1993 apanhei da policia , e depois da do passe livre em Santo Andre em 1994 , e de varias manifestações culturais .
Mas vejo que isso hoje e coisa de bobo , todos me julgam por não ganhar nada com isso , todos perguntam mas e ai quanto ganhou , o que eu ganho com isso ,
Estas atitudes estão ate se refletindo nas amizades e amores , pois amigos se tornar amigos hoje apenas por conveniência , ninguém e mais amigo simplesmente por ser tudo se resume em o que aquele cara pode me ajudar , quais portas ele pode me abrir.
E nos relacionamentos então casar por amor e coisa de idiota , eu não preciso gostar tem que ser apenas uma bela garota rica loira e malhada , se ela não souber falar nada alem de baboseiras sem conteúdo melhor pois ai fica mais fácil de gerenciar.
Comigo não ainda sou do tempo em que amar não e balela , ainda adoro agradar conquistar minha mulher todos os dias como se cada dia fosse o ultimo do mundo e o primeiro de nossas vidas juntos , o amor conta e o único sentimento que preciso e único bem também .
O que mais escuto e que tem que ficar quieto ficar na minha e vejo muitos fazendo isso e so tomando na cabeça para não falar no rabo ,
Isso tudo para fazer média e manter amizades falas por interesse , namoros e casamentos de fachada , e posturas mentirosas , pois acreditem na cidade onde moro teve um burguês que para poder concorrer a prefeitura fez curso de humildade , para aprender a lidar com os pobres e depois de visitas e tudo mais e de pegar na Mao da população não se contem e lava as mãos pois na sua essência ele odeia pobres.
Gente eu já não consigo eu tenho uma coisa que poucos tem coragem de ter eu tenho atitude não tenho medo de disseminar minhas opiniões e menos ainda de que as pessoas não gostem de mim por isso pois so quem tem atitude e polemico , e consegue realmente chegar onde quer e defender seus ideais com convicção e respeito.
Sei que sou uma espécie em extinção pois em tudo que e lugar pessoas com personalidade e atitude estão acabando seja na musica visto que mais de 2 décadas não surge um Ramones , no futebol que não surge um Romário e no cinema a quantos anos não surge um Wood Alem ou um Zé do Caixão ou pior ainda a quantas décadas não surge um novo movimento social realmente criações nas massas o ultimo foi o movimento Hip Hop e mesmo nele quem tem postura e atitude real e censurado preso e boicotado.
Não sei onde vamos parar mas sei que não vou nunca me “emocionar” pois minha atitude não deixa , a saudades que tenho da época que não vivi e tanta que penso ter nascido na época errada , queria mesmo que alguém me prendesse , me torturasse , pois assim saberia que alguém da valor a quem defende uma ideologia e com isso teria a chance de virar mártir assim como Osvaldo , Lamarca , Marighela e tantos outros que deram a vida para que todos tivessem liberdade de expressão .
Liberdade esta que hoje e usada para ficar quieto aceitar tudo apenas par não ficar mau na fita , e não perder o amiguinho que quando você mais vai precisar ele vai te abandonar ou então para não ter que na imprensa explicar uma declaração polemica ou atitude pessoal ousada.
Sou assim polemico sem medo numa época em que ser isso e tido como burrice mas para mim e mais uma prova de que minha atitude pode mudar o mundo a minha volta mesmo que o mundo não queira mudar.
E quem sabe um dia em algum lugar alguém se junte a outro e a outro e criem um novo movimente que reviva o saudosismo de ser romântico de morrer por uma causa , de ser o que quiser e polemizar tudo se mostrando apenas uma pessoa que tem opinião e não tem medo de mostrar para o mundo o que pensa e o que faz.
Mas enquanto isso ficamos assim com a monótona vida de pessoas acordando cedo , indo trabalhar , estudando e não questionando nada fazendo apenas porque todos fazem e porque nem sabe mais quem falou para fazer assim , com seus bens de capitais , seus amigos falsos , e seus relacionamentos de fachada.
Ficando eu apenas com o que desejo a felicidade de poder ser eu mesmo e mostrar para o mundo que sou feliz por isso.

Um comentário:

Unknown disse...

Incrível!!! Sabe, tenho saudades das mesmas coisas.... Tbm fui ao show do Ramones, do Capital, Golpe de Estado...
Tbm sinto saudades das boas épocas do cinema, qdo pude assistir cliclos do cinema russo (Outubro - os dez dias que abalaram do mundo), do cinmea alemão (O grande Werner Herzog)... Hj, só vejo em dvd, não mais estes, infelismente.
Saudades desta boa época em que, talvez tivesse mais objetivos e sonhos que hj. Mas admití outros valores na minha vida, veio o marido, os filhos, as dificuldades, a pintura....a idade...rs
Mas....VALEU!!!! e muito...
Beijosss